Quais são as palavras que mais usamos? Amo-te? Precisas de ajuda? Vamos conversar? Vou mudar! Ajudar os outros! Ficar juntos! Visitar o meu pai! Mais tempo com amigos! Fazer melhor! Acabar este livro! Beber água! Ajudar quem precisa! Descansar mais!
O problema é que muitas vezes as palavras que usamos mais não acrescentam rigorosamente nada à nossa vida. Tem dúvidas? Então, qual é a password do seu computador?
Aprendi na faculdade com o professor Júlio Taborda que há diferentes tipos de palavras, e que elas se classificam de acordo com o efeito que provocam quando são pronunciadas.
Quando dizemos, ou escrevemos alguma coisa, estes três feitos produzem-se em simultâneo. Por exemplo, quando um padre "diz eu te batizo", um chefe "estás despedido" ou um dos amantes "eu te tomo como minha esposa", há sempre um significado comum (locutivo) que pela força que emana (ilocutivo) produz um resultado (perlocutivo). A entrada numa comunidade religiosa, no centro de desemprego ou a mudança de estado civil.
Esta força é a beleza maior das palavras e dos textos. Sejam eles teses académicas, leis fundamentais ou cartas de amor, é pelo uso das palavras que a vida se transforma.
Mas sábado é dia de crónica e é preciso escrevê-la. Abri o computador e antes de começar lá tive que escrever a primeira palavra do dia. Password? Perguntou ele. Como sempre escrevi, sem pensar, os mesmos carateres que, há anos, vezes sem conta, componho antes de começar o trabalho. Sem nenhum significado.
Dei-me imediatamente conta que em dezenas de anos desperdicei milhões de vezes a possibilidade de dizer alguma coisa. De transformar. A minha password também não tem qualquer significado.
Agradeci a quem me mandou um extraordinário texto de Momo Estrella, publicado no site Medium e, em vez de me dedicar a um ex-ministro que se demitiu por causa da pressão dos jornais, decidi que esta crónica ia ter outro significado.
Dirigi-me às definições da máquina e procurei "mudar password". Daqui para a frente nunca mais começo a trabalhar sem declarar um objetivo claro e nem serão os carateres especiais, letras maiúsculas ou números obrigatórios que me vão impedir.
Password para os próximos 30 dias? Ac4b4r@3st2Livr0! Depois mudo.
* ESPECIALISTA EM MEDIA INTELLIGENCE
