O Jogo ao Vivo

Opinião

Estamos off nos autotestes

Estamos off nos autotestes

O já famoso slogan "Não paramos, estamos on", que tem acompanhado a comunicação do Governo durante este annus horribilis, é bem pensado e até funciona bem. Deixa implícito que o Executivo de António Costa não está parado e está sempre "ligado". O problema é que, nestes tempos, é preciso mais do que marketing.

Desde o início da pandemia, Governo e autoridades de saúde comunicaram mal. Foram confusos e lentos. Continuam a sê-lo. Mesmo "on" e nunca parados, têm estado demasiadas vezes "off" no que diz respeito aos suportes tecnológicos ao serviço da população no combate à covid. Nas vésperas de entrarmos na terceira fase do plano de desconfinamento, não é compreensível que o site do Governo dedicado à pandemia ainda não tenha informação disponível sobre os autotestes. Nem sequer estamos a falar dos formulários digitais para reportar resultados. Estes, ao contrário do que foi anunciado, ainda não existem. Estamos a falar de uma simples pesquisa sobre o tema. "Desculpe, mas nada correspondeu aos seus critérios de pesquisa. Por favor, tente com palavras-chave diferentes", é o triste resultado apresentado. Uma pequena empresa faria melhor o seu trabalho.

Já se formos ao site do Ministério da Saúde sobre a covid (dois sites para o mesmo tema é outro erro de comunicação), a pesquisa sobre a mesma palavra conduz-nos apenas a uma notícia: "Mais de 100 pessoas assintomáticas comunicaram autoteste positivo ao SNS 24." Quantas outras não souberam sequer como comunicar os resultados?

Dizem-nos agora que a próxima fase do plano de vacinação vai permitir a possibilidade de autoagendamento online. Poderemos escolher o dia, a hora e também o local onde iremos receber a vacina. Mas para isso é mesmo preciso "estarmos on". E mesmo "on", vamos ter esperança que o sistema funcione a tempo e horas. A população tem estado "on". Todos nos adaptamos. O Governo e as autoridades de saúde lá vão fazendo um esforço.

Diretor-adjunto

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG