Opinião

Frieza sulista europeia

Frieza sulista europeia

A Comissão Europeia propôs um novo regulamento que pretende obrigar os Estados-membros a uma redução do consumo de gás em 15% entre 1 de agosto de 2022 e 31 de março de 2023. Para variar, são os Estados ricos do norte a pedir ajuda aos pobres ou remediados do centro e sul da Europa. E quem é que não quer ceder "excedentes" de gás natural aos parceiros? Portugal, Espanha, Grécia, Polónia e Chipre.

Esta aparente frieza, de origem sulista, relativamente aos problemas térmicos sentidos mais a norte não é um caso isolado demonstrativo da fraca solidariedade europeia. Bem pelo contrário.

Para demonstrar que o norte também nunca foi muito solidário, poderíamos recorrer a um episódio caricato suscitado por um holandês, então presidente do Eurogrupo. Em 2017, Jeroen Dijsselbloem disse que os povos do sul não mereciam contemplações quanto às regras orçamentais, uma vez que gastavam tudo em "bebidas e mulheres". No entanto, a falta de solidariedade não se resume ao caricato.

PUB

A Alemanha, um dos países mais afetados pela redução ou corte de fornecimento do gás russo, nunca ligou muito aos problemas de equilíbrio orçamental registados mais a sul. Desde que os seus automóveis e tecnologia fossem adquiridos pelas elites dos países menos ricos, tudo corria sobre rodas em Berlim. Ao longo deste século, caracterizado pela estagnação das economias europeias, a Alemanha foi acusada repetidas vezes de apostar mais na poupança do que no investimento, desincentivando a procura interna. Se os alemães consumissem e investissem mais, as importações de bens e serviços cresceriam, beneficiando as exportações dos países do centro e sul europeus. À regra de um limite no défice orçamental nunca se contrapôs um patamar máximo para excedentes gerados nos países mais ricos. Quem tinha défice excessivo que resolvesse os seus problemas, fazendo cortes na despesa. O frio vem aí no inverno? O norte que compre mais cobertores. Gélida solidariedade.

Editor-executivo-adjunto

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG