O Jogo ao Vivo

Opinião

O futebol e os políticos

O futebol e os políticos

Estamos felizes com o apuramento da seleção que, inserida num grupo complicado, conseguiu vaga nos oitavos de final do Euro 2020. A felicidade é um bem imaterial precioso, porém, não confere o direito de entrarmos numa espiral de devaneios.

O futebol é muito importante, mas há vida para além dele. E, se desempenhamos cargos públicos, não só é necessária contenção, como esta se transforma num dever, exigindo-se racionalidade aos políticos. Não tem acontecido.

Antes do primeiro jogo do Euro 2020, questionado sobre um eventual foco de tensão com o primeiro-ministro, Marcelo Rebelo de Sousa, em Budapeste, onde assistiu à vitória da seleção, optou por não responder, justificando que isso conduziria a perder o foco sobre o mais importante naquele momento: "Hoje é dia de futebol, estamos aqui em torno do futebol, não vou falar de outros temas, porque é desconcentrar o fundamental". Tenho a certeza que o Chefe de Estado sabe que, àquela hora, o país se debatia com problemas bem mais bicudos e até percebo que não quisesse dar lastro a um confronto desnecessário com o primeiro-ministro, mas usar a seleção para justificar o silêncio é que não, porque sabemos bem que o sucesso da equipa de Fernando Santos não depende da opinião do presidente da República sobre o desconfinamento.

Bem mais graves, porém, foram as declarações do presidente da Assembleia da República. Ferro Rodrigues, após o jogo com a França, apelou à deslocação "massiva" de portugueses para Sevilha - onde as quinas defrontam a Bélgica - ignorando as recomendações e os cuidados básicos face à covid-19. Não há justificação para esta irresponsabilidade a não ser admitir que se trata apenas de ignorância, restando assim explicar a Ferro Rodrigues, que tem bilhete garantido, e a todos os portugueses que não têm e gostariam de apoiar a seleção em Espanha, que estes estão esgotados, pelo que é melhor ficarem em casa, evitando deslocações massivas desnecessárias e arriscadas, em tempo de pandemia.

*Chefe de Redação

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG