Os operários de 11 empresas do concelho da Feira passam a contar, desde esta quarta-feira, com um serviço de biblioteca itinerante que disponibiliza acesso gratuito a livros e suportes digitais de música e vídeo. O projeto "Leituras em Linhas" leva este serviço até junto das empresas, facilitando o acesso aos seus colaboradores.
Corpo do artigo
"O Modelo Fazer Bem", livro de autoria da empresária e filantropa israeloamericana, Shari Arison, foi a primeira escolha de leitura de Sílvia Sousa.
A funcionária de produção da fábrica de calçado da ECCO"let, em São João de Ver, saiu apressada de mais um turno e dirigiu-se à carrinha da Biblioteca Municipal, estacionada mesmo em frente às instalações da empresa.
Depois de fazer a inscrição e de uma breve apreciação entre títulos disponíveis, Sílvia Sousa traz consigo o livro escolhido e não poupa nos elogios. "É uma iniciativa muito positiva, porque a leitura é das coisas mais importantes".
Diz que este serviço, junto da empresa, "aumenta as possibilidades de leitura e educação" e garante que, apesar do dia a dia de trabalho intenso, "há sempre tempo livre para a leitura". "É uma questão de opção e substituir a televisão por um livro", concluiu.
"Temos oportunidade de recolher um livro à saída do trabalho, sem ter necessidade de nos deslocarmos à biblioteca", adiantou Carina Silva, outra funcionária.
Também o diretor-geral da ECCO"let, Gustavo Kremer, se mostra agradado. "É um belo projeto trazer a leitura junto das pessoas. Devemos apoiar estas iniciativas", disse.
"As bibliotecas públicas têm que mudar de paradigma. Temos que estar onde estão as pessoas", justificou a diretora da Biblioteca Municipal.
Etelvina Araújo refere que as bibliotecas "são intimidantes para determinado grupo de pessoas". "As pessoas não se sentem à vontade para lá se deslocarem", afirma. A diretora considera, por isso, importante este tipo de projeto de "proximidade", "sem medo de abordar estes públicos novos".
Já o presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, lembrou que o concelho tem uma forte implementação industrial e que a iniciativa "vai alargar os horizontes dos colaboradores" das empresas e espera que outras se juntem à iniciativa em breve.
Disponíveis 2500 documentos
O novo serviço da biblioteca itinerante disponibiliza cerca de 2500 documentos em diferentes suportes. Para além de livros, CDs e DVDs, é, ainda, colocado ao dispôr dos trabalhadores acesso à Internet e a possibilidade de fazerem pagamentos eletrónicos.
37 mil inscritos na Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal tem cerca de 37 mil inscritos. Os serviços online disponibilizados terão contribuído de forma significativa para o aumento registado de novos utilizadores. São disponibilizadas, desde dezembro de 2020, mais de sete mil publicações de jornais e revistas.