Escadórios da Humanidade realizam-se a 24 deste mês no Bom Jesus do Monte. Participantes têm que subir 566 degraus em contrarrelógio.
Corpo do artigo
Perto de um milhar de bombeiros de mais de uma centena de corporações nacionais e internacionais são esperados no Bom Jesus do Monte, a 24 deste mês, para uma prova de resistência, que consiste em subir 566 degraus da estância religiosa, envergando o equipamento de proteção individual que pesa perto de 30 quilos. A iniciativa, Escadórios da Humanidade, prevê a bênção dos capacetes dos participantes.
"A prova é um exercício de superação para bombeiros, portugueses e estrangeiros. Vão testar os seus limites e demonstrar a forma como se preparam para a sua missão", diz Eduarda Gomes, presidente da associação Família de Elite, propositadamente criada para dar vida ao evento que, antes da pandemia, era conhecido como "Prova de elite".
Na última edição, em 2019, a responsável recorda que receberam cerca de 800 inscritos. Este ano, a organização já conta com cerca de 500 inscrições, mas a expectativa "é chegar a um milhar" de participantes, refere. Além de corporações nacionais, os escadórios do Bom Jesus vão receber operacionais de Espanha, França, Polónia, Luxemburgo, Brasil, Cabo Verde e Alemanha.
Símbolo nacional
"Ter como pano fundo um monumento português, um símbolo nacional, tem atraído o interesse internacional", sustenta a dirigente associativa, acrescentando que as características do escadório, também, permitem que os bombeiros "testem todos os limites" como se se tratasse "de uma intervenção de enorme complexidade", como as que enfrentam no quotidiano.
Concretamente, os participantes vão percorrer, em contrarrelógio, uma distância de 615 metros, com desnível positivo de 116 metros, vestidos com casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e aparelho respiratório de circuito aberto. Pela primeira vez, o evento promove a bênção dos capacetes por um padre que é, também, bombeiro.
Para Eduarda Gomes, a par do desafio, os "Escadórios da Humanidade" serão um meio de "promoção turística e dinamização da economia local ao atrair para a cidade um tão elevado número de participantes".
Organização
O evento vai iniciar às 8.30 horas, com a concentração de bombeiros junto ao pórtico do Bom Jesus. As corridas arrancam às 9.
A prova é organizada pela Associação Família de Elite com a ADN Eventos Desportivos, a Confraria do Bom Jesus e o Município de Braga. Tem apoio institucional da UNESCO, Liga dos Bombeiros Portugueses e Bombeiros Sapadores de Braga.