O Ministério do Ambiente vai disponibilizar 10 milhões de euros para a descontaminação dos solos em S. Pedro da Cova, onde foram depositados mais de 100 mil toneladas de resíduos perigosos.
Corpo do artigo
O anúncio formal será feito nesta sexta-feira, durante uma visita do ministro do Ambiente, José Pedro Matos Fernandes, às antigas minas onde foram depositados os resíduos tóxicos.
"O Ministério do Ambiente conseguiu a verba em causa através do Fundo Ambiental, garantindo assim a continuidade dos trabalhos. Em causa está a remoção de 105 600 toneladas de resíduos perigosos, depositados entre 2001 e 2002. À data, o governo já procedeu à extração de 105 mil toneladas de resíduos", explica a tutela.
Recorde-se que o Ministério Público acusou seis pessoas pela deposição ilegal de resíduos perigosos, falsamente classificados como inertes.
A remoção dos resíduos e posterior descontaminação dos solos das antigas minas são reivindicações antigas da Junta de Freguesia, que também já avançou na Justiça com um pedido de indemnização por resíduos tóxicos e responsabilização política.