Cerca de 120 vespas concentram-se, na manhã desta quinta-feira, no Castelo da Feira e partem para um passeio de 150 quilómetros, em direção a S. Pedro do Sul, com passagem pelo mítico Portal do Inferno. A iniciativa é promovida pelo grupo Vespistas da Feira, que assinala o seu terceiro aniversário.
Corpo do artigo
Os condutores das míticas vespas vão concentra-se pelas 7.45 horas em frente ao Castelo da Feira, onde os singulares veículos de duas rodas podem ser apreciados pelos entusiastas e admiradores.
A partida está agendada para as 8.50 horas, após uma primeira foto de família em frente ao Castelo e uma segunda junto à Câmara Municipal. O passeio segue em direção a Arouca, onde esta previsto o reforço alimentar da manhã e onde não faltarão doces conventuais.
Os motociclistas arrancam em direção ao Portal do Inferno e o almoço está agendado para a Serra de São Macário, em São Pedro do Sul.
Rui Miguéis, presidente dos Vespistas da Feira, explicou ao JN que este encontro foi uma forma de assinalar o terceiro aniversário do grupo, que nasceu após uma viagem pela Estrada Nacional 2, há três anos. “Criei o grupo depois de fazer a EN2 e de verificar que não havia necessidade de viajar sozinho, já que tenta gente mostrou interesse em juntar-se a mim”, explicou.
À semelhança de muitos entusiastas das vespas, recorda que a sua paixão por este veículo começou muito cedo, “desde os 16 anos”.
“Conduzir uma vespa é algo que nos enche a alma. Ninguém lhes fica indiferente”, disse Rui Miguéis, garantindo que o passeio agendado deverá ser percorrido sem contratempos, já que se trata de um veículo “muito fiável”. “A minha vespa tem mais de 35 anos e nunca me deixou mal. São muito fiáveis”, testemunhou.
À semelhança de outras zonas do país, em Santa Maria da Feira vive-se também de forma intensa e de forma crescente a “paixão” pelas vespas.
O responsável pelos Vespistas da Feira diz que o clube tem cerca de “70 membros ativos”, mas que, no concelho, “há muitos mais” que comungam do mesmo entusiasmo pelas vespas. “Tenho a certeza disso.”