<p>A freguesia de Válega, em Ovar, já tem uma Unidade de Saúde Familiar, a quarta do concelho. Denominada USF Alfa, a nova unidade de saúde abriu ontem, terça-feira, portas e, para já, irá funcionar nas instalações da actual extensão de saúde de Válega, isto enquanto não for construído um edifício de raiz, nas imediações.</p>
Corpo do artigo
A equipa da nova USF, que terá também um pólo de atendimento na extensão de saúde da freguesia de S. Vicente de Pereira, conta com seis médicos, seis enfermeiros e cinco administrativos e irá funcionar das 8 às 20 horas, em todos os dias úteis.
Situação que irá tornar possível prestar cuidados de saúde a cerca de 10 mil utentes, 1750 dos quais passarão a ter médico de família.Segundo a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, todos os médicos da USF Alfa disponibilizarão períodos do seu horário de trabalho para consultas abertas e programadas e ainda consultas não presenciais e atendimento telefónico.
Além disso, todas as situações de doença aguda terão resposta no próprio dia.
Recorde-se que a obra de construção do edifício que irá albergará a nova USF, e que será muito semelhante à de S. João de Ovar, será da responsabilidade do Ministério da Saúde e mais concretamente da ARS Centro.
Quanto à Câmara de Ovar, esta tem o encargo de disponibilizar os terrenos necessários, em regime de direito de superfície, bem como executar e fazer a manutenção dos arranjos exteriores, além da construção das infra-estruturas e dos acessos.
Esta é, então, a quarta Unidade de Saúde Familiar a entrar em funcionamento em Ovar, isto depois da de S. João de Ovar, da de Esmoriz e ainda da situada junto do Hospital Dr. Francisco Zagalo.