<p>Ferreira do Alentejo vai ter dois novos lagares de azeite, num investimento de quase 19 milhões de euros que prevê criar 45 postos de trabalho directos.</p>
Corpo do artigo
O lagar de maior investimento, "cerca de 10 milhões de euros", está a ser construído pela empresa Cartoil, nas antigas instalações da extinta Cooperativa Agrícola de Ferreira do Alentejo.
A infra-estrutura deverá começar a funcionar parcialmente "no final de Outubro" e prevê transformar 700 toneladas de azeitona por dia, durante a próxima campanha olivícola, disse à agência Lusa Paulo Valério, da Cartoil. Quando estiver a funcionar em pleno, na campanha olivícola de 2010-2011, terá capacidade para transformar duas mil toneladas de azeitona por dia e poderá armazenar quatro mil toneladas de azeite, que "em parte" será comercializado "a granel" a nível nacional.
Mas a "grande aposta", frisou, será a comercialização do azeite engarrafado e com marcas próprias no mercado internacional, sobretudo no Brasil, Arábia Saudita, Angola e Moçambique.
O outro lagar, com investimento previsto a rondar os nove milhões de euros da empresa Elaia, da Sovena Agriculture, do grupo Sovena, vai ser construído na Herdade do Marmelo, com 2500 hectares de olival. O espaço, que deverá começar a funcionar em pleno durante o mês de Novembro de 2010, prevê transformar 30 mil toneladas de azeitona por campanha.