Comemoração dos 100 anos do Corpo Nacional de Escutas vai provocar congestionamentos no trânsito.
Corpo do artigo
A cidade de Braga recebe este sábado e domingo, cerca de 23 mil escuteiros de todo o país, no evento que assinala os 100 anos do Corpo Nacional de Escutas (CNE), o que vai provocar congestionamentos no trânsito ao longo do fim de semana
As atividades acontecem sobretudo sábado, em vários pontos da cidade, onde os escuteiros participarão em jogos, oficinais, concertos e outras iniciativas. Do programa consta também a inauguração de uma obra evocativa do escultor Paulo Neves, junto ao Arco da Porta Nova, às 15.30 horas.
Ao final da tarde, o evento concentra-se no Altice Forum Braga, onde às 20 horas será celebrada uma missa, presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro. No final, pelas 21.30 horas, decorre uma atividade que junta todos os participantes do evento.
Desde as 23 horas desta quinta-feira e as 2 horas de domingo os carros não podem circular na Avenida Dr. Francisco Pires Gonçalves. A circulação automóvel será também proibida entre as 22 horas de sábado e as 3 horas de domingo na Avenida Dr. Viriato Amaral Nunes, entre as 9 horas e as 17.30 horas de sábado na Rua D. Gonçalo Pereira e durante todo o dia também de sábado na Rua do Miradouro. Entre as 16 e as 19 horas do mesmo dia, o trânsito estará cortado na Avenida da Liberdade e nos seus acessos através da Rua do Raio, Rua 25 de Abril, Rua Conselheiro Lobato, Avenida da Imaculada Conceição e Avenida João XXI.
Além destes condicionamentos, entre as 7 horas de sábado e as 17 horas de domingo, a circulação no troço da Variante do Cávado compreendida entre a rotunda sobre a Variante de Prado e a rotunda da Quinta da Carreira (Frossos) é condicionada a uma via em cada sentido, não sendo permitida nas vias mais à direita. O mesmo acontecerá na avenida Dr. Viriato Amaral Nunes, das 7 horas de sábado às 2 horas de domingo.
Pormenores
Berço do escutismo
A cidade de Braga é o berço do escutismo português, que surgiu em 1923, por iniciativa do então arcebispo Manuel Vieira de Matos e do monsenhor Avelino Gonçalves, após o Congresso Eucarístico de Paris.
Marcelo presente
O Corpo Nacional de Escutas anunciou, em comunicado, que a Festa do Centenário contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O chefe de Estado é esperado ao final da tarde de sábado.
Bilhetes à venda
Encontram-se à venda, no Altice Forum Braga, os bilhetes para assistir à eucaristia e ao momento final da Festa do Centenário, que decorre na área exterior do espaço bracarense. Os ingressos custam cinco euros.