Serão 250 as meninas que vão integrar a Festa das Fogaceiras, no próximo dia 20, sábado, em Santa Maria da Feira.
Corpo do artigo
As jovens fogaceiras, vestidas de branco com faixas coloridas à cintura e de fogaça à cabeça, cumprem uma tradição com mais de cinco séculos, renovando o voto ao mártir S. Sebastião. Irá participar, pela primeira vez, uma jovem com mobilidade reduzida.
Este ano, a organização destaca a participação, pela primeira vez em mais de 500 anos de tradição, de “uma menina com mobilidade reduzida”. “Inscreveu-se para participar nesta demonstração de fé e união das gentes das Terras de Santa Maria. Carla Sofia, 9 anos, vai realizar o seu sonho de ser menina fogaceira”.
De acordo com a Câmara Municipal, esta menina, “é venezuelana e veio para Portugal em 2017 para realizar tratamentos médicos. Há três anos que reside em Santa Maria da Feira e desde que assistiu à primeira Festa das Fogaceiras que acalenta o sonho de ser menina fogaceira”.
“É uma tradição muito bonita”, diz Carla Sofia, que quer a sua participação “seja também um exemplo para outras meninas que tenham problemas”.
Vai também fazer um pedido ao mártir: “peço a S. Sebastião que me ajude a melhorar as minhas pernas”.
A festividade religiosa de Santa Maria da Feira é celebrada também além-fronteiras – Brasil, Venezuela e África do Sul –, pelas comunidades feirenses.
No sábado, às 10.30 horas tem início o Cortejo Cívico, entre os Paços do Concelho e a Igreja Matriz, já com as meninas a transportar à cabeça as tradicionais fogaças, coroadas de papel de prata de diferentes cores, seguindo-se às 11 horas, a Missa Solene com Bênção das Fogaças, presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Roberto Mariz.
Para as 15.30 horas está marcada a imponente Procissão das Fogaceiras com as 250 meninas a percorrer as ruas do centro histórico, transportando à cabeça o pão doce que desde há mais de cinco séculos a comunidade vem entregando a S. Sebastião para agradecer a sua proteção. A acompanhá-las, as forças vivas do concelho.
A Missa Solene de Bênção das Fogaças vai ser transmitida, em direto, na página oficial de Facebook do Município de Santa Maria da Feira, e no portal municipal, para que todos os devotos a S. Sebastião, em Portugal e no Mundo, possam assistir.
O Programa Cultural da Festa das Fogaceiras estende-se por todo o mês de janeiro, com diferentes iniciativas, da música ao teatro, das exposições à gastronomia. O programa culmina a 27 de janeiro, com o espetáculo Filarmonia com Fernando Tordo e os seus convidados Paulo de Carvalho e Rita Redshoes, às 21.30 horas, no Grande Auditório do Europarque.