A Câmara de Vila Velha de Ródão e outras quatro entidades criaram um fundo de apoio às micro e pequenas empresas do concelho com a designação de Ródão Finicia e com um valor inicial de 250 mil euros.
Corpo do artigo
O fundo concede linhas de crédito até 45 mil euros, a taxa zero, amortizáveis de três a seis anos e com um ano de carência. Ao município cabe 20% do valor do fundo, estando o restante assegurado pelo banco BPI.
O Ródão Finicia é ainda constituído pela Garval - Sociedade de Garantia Mútua SA, pela Associação Empresarial da Região de Castelo Branco (NERCAB) e pelo IAPMEI- Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas.
Segundo a autarquia, podem ter acesso às linhas de crédito empresas com três exercícios fiscais concluídos, sendo dada preferência às que são detidas por jovens empresários.
A autarquia pretende "estimular e orientar investimentos a realizar por micro e pequenas empresas no concelho de Ródão que conduzam a uma melhoria dos produtos e serviços, modernização ou modificações decorrentes de imposições legais e regulamentares", justifica.
O objectivo final é a "manutenção e desenvolvimento do tecido empresarial do concelho". O fundo pretende ser "um produto inovador e atractivo, quando comparado com os demais disponíveis no mercado" para apoiar as empresas do concelho, onde habitam 3450 pessoas, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística de 2008.