Governo disponibilizou 250 mil euros para o Fundo de Acção Social, numa medida destinada a permitir o apoio imediato às vítimas do mau tempo na Terceira, Açores.
Corpo do artigo
A disponibilização desta verba foi anunciada pelo primeiro-ministro, José Sócrates, num contacto telefónico com o presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César.
"Esta verba destina-se a apoiar as pessoas nas suas necessidades mais imediatas", frisou a secretária regional da Solidariedade Social, Ana Paula Marques, em declarações aos jornalistas em Agualva, a freguesia do concelho da Praia da Vitória mais afectada pelas chuvas torrenciais que caíram na madrugada de terça-feira.
Segundo a secretária regional da Solidariedade Social, as autoridades açorianas estão actualmente a apoiar 159 pessoas, das quais 59 sofreram prejuízos avultados nos seus bens e 30 prejuízos graves.
"Estamos a disponibilizar 100 refeições ao almoço e ao jantar, mas nem todos estão a recorrer a este auxílio porque existe uma onda de solidariedade familiar e de vizinhança", afirmou Ana Paula Marques.
A secretária regional revelou ainda que, na sequência da vistoria efectuada às casas afectadas pelo mau tempo, as autoridades já decidiram que quatro delas, construídas no leito da ribeira, não serão reconstruídas.
"Estas quatro casas apresentam danos estruturais graves e não vão ser reconstruídas", afirmou.
As fortes chuvas que caíram na madrugada de terça-feira provocaram cerca de uma centena de desalojados, tendo danificado ou destruído dezenas de habitações e de viaturas.
As freguesias de Quatro Ribeiras, Agualva, Vila Nova, Lajes, além de parte da cidade da Praia da Vitória, foram as mais afectadas pelas chuvas fortes, acompanhadas de trovoadas, que provocaram inundações e enxurradas.