Foram horas de desespero para Duarte Soeiro, empresário do Porto de 57 anos desaparecido desde anteontem. O homem despistou-se de carro e foi encontrado, esta terça-feira, a meio da tarde, na zona de Rio Caldo, no fundo de uma ravina de seis metros, numa estrada florestal, no interior do Parque Natural do Xurês, na zona de Lóbios, a poucos quilómetros da parte portuguesa, em Terras do Bouro.
Corpo do artigo
Em estado grave e com sinais de hipotermia, foi conduzido ao Hospital de Ourense, na Galiza.
"Estava caído numa ravina a cinco quilómetros da fronteira portuguesa", indicaram as autoridades espanholas, que, juntamente com um dispositivo de militares da GNR, procuravam, desde o meio-dia de segunda-feira, o empresário entre Lóbios / Campo de Gerês (Mata de Albergaria)/ Leonte.
O alerta foi dado via 112 de Espanha pela própria vítima, que conseguiu estabelecer contato com a Proteção Civil espanhola através do telemóvel. lndicou que tinha tido um despiste de carro na zona da Mata de Albergaria. "Foi muito preciso. Disse que tinha passado o viveiro das trutas, os marcos milenares e a ponte de madeira. E que caíra numa ravina", referiu, ao JN, José Dias, comandante dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro.
Com o cair da noite, as temperaturas na zona desceram até aos quatro graus negativos, fazendo temer o pior. Durante a manhã de ontem, um helicóptero espanhol ainda sobrevoou a área, mas sem êxito. Foi só ao final da tarde, cerca das 17 horas, que o "milagre" aconteceu: uma patrulha da Polícia Nacional espanhola encontrou o Renault Scenic no fundo de uma ravina. "Estava vivo e consciente", informou Jorge Rodriguez, responsável pela equipa de resgate.
Enquanto Duarte Soeiro teve bateria no telemóvel, informou as autoridades portuguesas e espanholas que não sentia as pernas, que o carro estava capotado e, em resultado, estava preso no seu interior. "À minha volta vejo apenas árvores".
"Falei com ele por telefone e tentamos localizá-lo. O cruzamento triangular dava o telemóvel em Espanha", disse, ao JN, Tomás Soeiro, filho de Duarte, que ajudou nas buscas e que confessou não saber por que motivo estaria o pai naquela estrada.