Vinte e quatro imigrantes que testaram negativo à covid-19 e que vivem sem condições de habitabilidade irão chegar ao Zmar, no concelho de Odemira, ainda esta quarta-feira à noite, apurou o JN. A recebê-los estarão os trabalhadores do empreendimento turístico e alguns proprietários que estão contra a transferência.
Corpo do artigo
13628739
Estes trabalhadores fazem parte de um grupo de cerca de 58 migrantes que testaram negativo à covid-19, após terem sido feitas 22 vistorias a residências, nas freguesias de São Teotónio e Longueira e Almograve, que estão sujeitas a duas cercas sanitárias desde a semana passada por decisão do Governo devido à elevada incidência de casos covid.
Segundo a saúde pública, são residências que não têm condições de salubridade, pelo que os imigrantes serão temporariamente alojados no empreendimento turístico.
Na próxima sexta-feira serão transferidos mais 25 imigrantes para o mesmo empreendimento turístico.
O advogado de 121 proprietários avançou com uma providência cautelar e uma ação principal num tribunal administrativa para contestar a legalidade da requisição civil decidida pelo Conselho de Ministros da passada quinta-feira, esperando que durante o dia de quinta-feira seja tomada uma decisão.
Fonte do Comando Distrital de Beja da GNR desconhece que esteja agendada esta transferência, mas confirma que teve lugar esta tarde uma reunião de militares da GNR com os proprietários do Zmar.