Um bolo-rei gigante de 18 metros foi colocado este domingo de manhã à frente de A Brasileira, na Rua de Sá da Bandeira, no Porto, com uma vertente solidária. Quem ali passou foi convidado a saborear uma fatia, entre muitos turistas, população local e alguns sem-abrigo.
Corpo do artigo
Foi Bruno Ribeiro, diretor do grupo Pestana no Porto, quem teve a ideia do evento e quando o imaginou até idealizou algo que "abraçasse o quarteirão inteiro". Mas depois, percebeu que seria "mais fácil" se o concentrasse à porta de A Brasileira.
Ainda assim, para tudo estar devidamente exposto por volta das 10.30 horas deste domingo houve toda uma preparação que "durou três dias para uma equipa de cinco pessoas", revelou ao JN Marlene Neto, chef executiva do Pestana Porto - A Brasileira e do Pestana Vintage Porto.
Para confecionar tamanho bolo rei "foi uma aventura" em que foram precisos "250 ovos, 22,5 quilos de açucar, 35 quilos de farinha, 40 quilos de frutas cristalizadas (para o recheio e cobertura) e 5 quilos de açucar em pó", contabilizou Marlene, detalhando que o bolo-rei "seguiu várias etapas" e teve como ingrediente secreto "o amor". E explicou: "Esta iniciativa é muito bonita. Este bolo-rei foi feito com o intuito de ser solidário, podendo ser oferecido a quem passar pela A Brasileira".
E se ao início todos os que abeiravam junto à mesa pareciam tímidos, mal a chef começou a partir as fatias uma fila improvisada formou-se na rua. De repente a frase repetida vezes sem conta tornou-se num slogan: "Uma fatia e feliz Natal".
"Vou buscar uma fatia. Vai querer Pão de Deus?", perguntava uma turista brasileira para o marido. Mas logo alguém tratou de explicar que o bolo-rei "é diferente".
Ao som de música de Natal tocada ao vivo, mas também com temas de Rui Veloso, a festa de A Brasileira foi ganhando forma em várias línguas, tantos foram os turistas que quiseram provar a iguaria. E alguns até perguntaram se o evento era para bater algum recorde do Guinness.
A iniciativa inclui também um mercado de Natal, localizado na entrada da cafetaria. O espaço estará disponível até ao dia 26. Ente as especialidades disponíveis destacam-se bolos-reis (em miniaturas e à fatia), doces conventuais, rabanadas com vinho do Porto e frucos secos, sonhos com calda de citrinos, pão-de-ló com ovos moles em miniatura, vinho quente e chocolate quente com marshmallows.