O troço de 15 quilómetros da Estrada Nacional 206 que liga Famalicão a Guimarães (Brito) está à espera de obras há cerca de seis anos. Já várias datas foram avançadas para o início da requalificação mas a empreitada nunca avançou. A Infraestruturas de Portugal (IP) quer lançar o concurso da empreitada até junho.
Corpo do artigo
Piso degradado e irregular, ausência de passeios em algumas zonas e entroncamentos a precisar de soluções para o fluxo de trânsito são problemas apontados pelos utilizadores de uma via muito movimentada. As últimas estimativas indicam que a estrada é atravessada por 876 veículos ligeiros e 45 pesados por hora, durante o dia, e 166 ligeiros e nove pesados, durante o mesmo tempo à noite.
Viagem de obstáculos
"A estrada está boa para os mecânicos", atira Sara Silva, que ali circula todos os dias. "Quantas vezes digo mal da minha vida por causa desta estrada", atira Conceição Fonseca, que diariamente passa na EN206 para ir trabalhar. "Bem tento desviar-me dos buracos, mas nem sempre dá porque há muito trânsito. Às vezes, parece uma viagem de obstáculos", acrescenta Fernando Vale.
O mau estado do piso já causou prejuízos a Conceição, que bem tentou desviar-se, mas acabou por "traçar" um pneu. "Eles vão remendando a estrada, mas daqui a nada já está na mesma ou pior", acrescenta Sara, notando que as últimas chuvas vieram agravar o estado do pavimento.
O presidente da Junta de Vermoim, Bruno Cunha, não se desvia das queixas. "As zonas que já estavam fragilizadas deterioraram-se ainda mais, até porque é uma via com muito tráfego de pesados e começa tudo a levantar", indica. "É uma obra urgentíssima", afirma o autarca. Bruno Cunha revela ainda que há zonas onde é imprescindível a colocação de passeios e frisa a necessidade de "retificar" situações como algumas passagens para peões.
Fonte da IP revela que a empresa pretende lançar o concurso da empreitada até junho próximo.
7, 5 milhões de euros é o valor do investimento da Infraestruturas de Portugal no projeto de requalificação do troço de 15 quilómetros da Estrada Nacional 206, entre Famalicão e Guimarães (Brito).
Novas rotundas
O projeto de reabilitação prevê obras no pavimento e a construção de três rotundas. Está previsto fazer-se uma na interseção com a EN 309, em Vale S. Martinho, e duas em Vermoim, uma no entroncamento que dá acesso à igreja e outra no acesso à A7, que já está concretizada no âmbito da renovação da via de acesso à autoestrada.
Está ainda prevista intervenção ao nível dos equipamentos de segurança e sinalização e dos sistemas de drenagem, assim como a melhoria da segurança e condições de circulação.
A intervenção na EN206 esteve prevista para 2016, depois foi anunciada para 2018, mas nunca avançou. No entanto, diz fonte oficial da IP, "apesar de não ter sido ainda possível avançar com as empreitadas de reabilitação mais profundas, a IP continua a assegurar os níveis adequados de serviço e segurança desta infraestrutura rodoviária através da realização de intervenções de conservação corrente, efetuando os trabalhos que se revelam necessários de forma sistemática e periódica".