Associação Fórum Lisboa Cidadania Lx reivindica a reabilitação da muralha e a Câmara de Lisboa garante que fará obra no próximo ano.
Corpo do artigo
A associação fórum Lisboa Cidadania Lx alerta para o estado de abandono em que se encontra a muralha do Miradouro de São Pedro de Alcântara e a zona envolvente, em Lisboa. Paulo Ferrero, que integra a direção da associação, afirma que "praticamente todos os anos" fazem um protesto, mas nada muda, sublinhando que o Município lisboeta "chegou a anunciar, há uns 12 anos, que iria avançar com uma obra profunda na muralha e nas escadarias". A degradação só se tem agravado.
"A escadaria está um desastre, a zona envolvente ainda pior, "a muralha está com bocados a cair... Aquilo é uma degradação completa, uma vergonha", defende. O responsável não entende o porquê, já que "a taxa turística está sempre a aumentar": "A verba do casino de Lisboa também não se sabe para onde é que vai. O que é certo é que estamos a falar de milhões e milhões, todos os anos, que podiam ser canalizados para este tipo de intervenção básica de arranjo do espaço público, mas não sucede".
Obras previstas para 2025
Ao JN, a Câmara de Lisboa garante ter realizado obras no local em 2017 para reforçar a estrutura, acrescentando que, desde 2006, "são realizadas observações e monitorizações" e, em 2022, foi feita "uma leitura de controlo de movimentos pela qual não se detetou perda de estabilidade".
O Município assinala, ainda, que está previsto o lançamento de "uma empreitada de requalificação" do miradouro de São Pedro ainda durante este ano para ser executada em 2025.