A reparação do abatimento do piso na faixa de rodagem do Largo 5 de Outubro, em Leiria, no sentido Rotunda do Sinaleiro - Largo Papa Paulo VI, vai estar concluída até ao final da tarde. A garantia é dada ao JN por Luís Lopes, vereador do Município de Leiria.
Corpo do artigo
O autarca revela que o "abatimento de terra" foi causado por uma fuga do caneiro, estrutura de grandes dimensões de recolha de águas pluviais, através da qual é escoada parte da água do rio Lis, cujo curso foi desviado naquela zona.
"Até ao final do dia, teremos a situação reposta e a circulação rodoviária será restabelecida", afirma Luís Lopes. "Depois da intervenção, iremos repor o solo, e nivelar e estabilizar o pavimento, para reabrir ao trânsito", adianta.
Interdita à circulação rodoviária desde as 10 horas, a via junto à curva do pastor ficou com um buraco com um metro diâmetro por 1,5 metros de profundidade. Contudo, não há registo de feridos, nem de danos em veículos.
"O caneiro tem capacidade para acomodar toda a água que vai ter àquele território, mas volta e meia há abatimentos, devido à acumulação de detritos", explica o vereador.
Luís Lopes garante que a intervenção nesta estrutura vai prosseguir até 2026 ou 2027, de uma forma faseada, pelos "sítios prioritários". Nos últimos meses, têm estado a decorrer obras na rua junto à Fonte das Três Bicas.
Já em março de 2024, houve outro abatimento do solo no Largo 5 de Outubro, junto à Loja do Cidadão, devido às más condições meteorológicas, pelo que foi necessário reforçar e consolidar as paredes e a estrutura interior, porque o tijolo estava a colapsar.
O Largo 5 de Outubro localiza-se no rossio de Leiria, e é uma das principais vias de acesso ao centro da cidade.