As candidaturas ao Prémio Literário Nortear 2024 estão abertas, até 19 de julho. O concurso destina-se a jovens da Eurorregião Galiza - Norte de Portugal, entre os 16 e os 36 anos, que tenham escrito uma obra original em português ou em galego. O prémio conta com uma dotação financeira de três mil euros.
Corpo do artigo
O prémio é uma iniciativa conjunta do AECT da Eurorregião Galicia - Norte de Portugal, da Consellería de Cultura, Educación, Formación Profesional e Universidades da Xunta de Galicia e da CCDR-Norte I.P.
Os candidatos devem ter escrito uma obra original em português ou em galego, de cinco a oito mil palavras. O prémio conta com uma dotação financeira de três mil euros e a publicação da obra em ambas as línguas.
Na sua décima edição, o premio Nortear é um exemplo destacado de espaço cultural único na Eurorregião, além de ser uma plataforma de lançamento para os jovens escritores da Eurorregião, ao distinguir anualmente obras literárias originais, incentivar a criatividade literária entre os residentes na Galiza e no Norte de Portugal e promover internacionalmente a distribuição de obras literárias.
Nas nove edições de êxito do prémio Nortear realizadas até à data, apresentaram-se cerca de 400 obras de jovens dos dois territórios.
Género relato curto
Podem apresentar-se todas as pessoas com plena capacidade jurídica entre os 16 e 36 anos, nascidos e/ou residentes na Região Norte de Portugal ou na Galiza, com obras originais e inéditas, escritas em língua portuguesa -segundo o novo acordo ortográfico- e em língua galega -segundo a normativa ortográfica vigente publicada pela Real Academia Galega-, no género do relato curto.
A Plataforma Nortear receberá todas as candidaturas até o próximo dia 19 de julho.