<p>Eram 11 horas da manhã de ontem quando o troar de motores invadiu os céus da Foz e de Matosinhos, surpreendendo quem passeava pelas marginais. Um som potente e inquietante que lembrava os ataques aéreos por alturas da Segunda Guerra Mundial. </p>
Corpo do artigo
A neblina escondia a origem do barulho e as cabeças curiosas olhavam para cima, ora para a esquerda, ora para a direita. De repente, a grande velocidade e rasando o solo, apareceu o primeiro avião para aterrar no aeroporto do Queimódromo. Estava estreada a pista, este ano.
Durante o resto da manhã foram chegando as outras aeronaves que compõem o pelotão da Air Race. Ficava para trás o Aeródromo da Maia e as equipas instalavam-se no Queimódromo, onde irão permanecer até ao próximo domingo. À hora do almoço, já com todos os pilotos instalados nos novos hangares - à excepção do húngaro Besenyei que ficou na Maia para testes de última hora - Bernd Loidl, director-geral da Air Race, e Rui Rio, presidente da Camâra do Porto, inauguravam oficialmente o aeroporto Red Bull.
Com os pilotos alinhados em frente à torre de controlo, o organizador teceu elogios ao circuito e às cidades de Porto e Gaia. "É sempre especial voltar a este circuito maravilhoso e saborear a óptima hospitalidade", disse Loidl, agradecendo "a cooperação, o apoio e o profissionalismo" das autarquias.
O autarca portuense realçou a mais-valia do evento e justificou o apoio camarário. "Este é um envolvimento que tem algo de racional, não é apenas emocional. É um evento importante para a cidade. Temos a vantagem de ter o rio Douro e a configuração das suas margens. Devemos aproveitar essa vantagem e potenciá-la", declarou Rio. O presidente da Câmara confessou que ainda não será este ano que irá viajar num dos aviões, mesmo quando, apesar de estarem a decorrer algumas conversas informais, ainda não está confirmado o retorno da corrida em 2010.
Rui Rio alertou que só depois das eleições será possível uma clarificação. Não só por causa dos resultados das autárquicas, mas também por causa das legislativas já que o evento tem a participação do Instituto de Turismo. No entanto, prometeu que, se reeleito, "todo o interesse é em repetir". Mais ou menos à mesma hora, em Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes também dava a mesma garantia. "Tudo farei para que este evento não vá embora", afirmou o presidente da Câmara gaiense.