Dezenas de estudantes vão contactar com especialistas na área de arquitetura e engenharia, visitar obras e participar em oficinas.
Corpo do artigo
A Academia TUU, que arranca esta segunda-feira em Coimbra, vai permitir a 40 alunos universitários em final de curso conhecerem de perto a realidade das empresas e o mercado de trabalho. Ao longo de uma semana haverá palestras, oficinas e visitas a projetos em curso.
De acordo com a empresa de engenharia, arquitetura e tecnologia TUU – Building Design Management, que promove a iniciativa com o apoio da UC Business, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Instituto Pedro Nunes, Câmara e Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, os jovens terão oportunidade de contactar com especialistas, nomeadamente Ricardo Costa (Grupo Bernardo da Costa), Filipe Simões (Evo Workforce), Carlos Cerqueira (Neuraspace) e Pedro Norton de Matos (empreendedor social e promotor de iniciativas de inovação sustentável), assim como acompanhar visitas técnicas ao Hospital da Luz de Leiria e ao Passive House Center. Haverá, também, sessões práticas sobre comunicação, pitch e mercado de trabalho, tudo gratuito.
“Tentamos explicar como trabalha uma empresa da nossa área”, referiu ao JN Hélder Loio, diretor executivo da empresa, adiantando que, nesta quarta edição, participam, sobretudo, alunos de arquitetura e de engenharia civil, mas também de engenharia mecânica, designers e gestores, provenientes essencialmente da região Centro.
Criar oportunidades
Vários fazem depois estágios na empresa, sendo que pontualmente alguns encontram lá um emprego. Foi o caso de Victoria Simões, engenheira civil, que participou na academia no ano passado. A jovem realça que a iniciativa “é boa para apresentar aquele lado que na faculdade não é muito mencionado, para conhecer pessoas e perceber de forma mais alargada o que podemos fazer mercado de trabalho”. “Abre muitas oportunidades”.
Francisco Mateus, que vai participar este ano, perspetiva uma “semana bastante ativa, de interação com especialistas”, para “aprender um pouco mais sobre o trabalho da empresa, porque vamos visitar projetos”.
A TUU adianta que está a trabalhar numa parceria com a Universidade de Coimbra para motivar os alunos a seguirem engenharia civil, uma vez que o setor precisa de mais profissionais.