Câmara está a traçar plano com serviços alternativos ao encerramento do espaço.
Corpo do artigo
Preocupados com o possível encerramento integral da Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP), provocado pelas futuras obras de requalificação e expansão, Paulo Vasconcelos e Maciel Santos lançaram uma petição pública, - que será dirigida em breve à Assembleia Municipal do Porto -, pedindo a criação de alternativas que "garantam a continuidade dos serviços de biblioteca sonora e leitura domiciliária". Há mais de 1200 assinaturas.
A Câmara do Porto diz que o concurso para a empreitada deverá ser lançado até ao final do ano, prevendo-se "que a obra possa começar no segundo semestre do ano seguinte". O investimento rondará os 20 milhões de euros, contando com projeto de execução. Certo é que o acondicionamento de documentos já impediu, ainda que "de forma pontual", a consulta de alguma informação, diz Paulo Vasconcelos, no 2.º ano de doutoramento. Há, entretanto, paletes pelos corredores já para o transporte de documentos.
Tendo expressado a sua preocupação com o fecho da biblioteca e o impedimento que poderá provocar no seu trabalho de investigação, Paulo Vasconcelos revela que o "aconselharam a procurar outras bibliotecas com depósito legal". Mas, "como esta, só a Biblioteca Nacional, em Lisboa".
Reconhecendo a necessidade de serem realizadas obras na BPMP, Paulo confessa: "Não estávamos à espera que encerrasse de forma integral". Em resposta ao JN, a Câmara do Porto nota que "as bibliotecas municipais estão a preparar um "plano de medidas de reforço dos serviços das bibliotecas e mitigação do encerramento da Biblioteca Pública".
Serviços para compensar
A Autarquia acrescenta que "brevemente, será apresentado um calendário mais definitivo do plano de encerramento temporário e o plano de medidas relativas a serviços alternativos e de compensação desse constrangimento". Além disso, "a 1 de junho, será reaberta a Biblioteca Popular de Pedro Ivo, como biblioteca infantojuvenil, sendo essa reabertura acompanhada de um projeto de mediação cultural de base comunitária, nas áreas da tradição e conto oral, da música, do teatro e da literatura".