A Praia de Salgueiros, em Gaia, recebeu nesta sexta-feira o prémio de "Praia + Acessível 2022". Na cerimónia, durante a qual também foi hasteada a bandeira de "Praia Acessível – Praia para Todos", esteve presente a secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.
Corpo do artigo
Os banhistas estão satisfeitos com os mecanismos existentes, mas apontam melhorias que podem ser implementadas.
A praia de Salgueiros tem uma plataforma que permite a deslocação de banhistas com mobilidade reduzida até ao areal e uma cadeira de rodas adaptada para o acesso à água. "Acho excelente porque essa praia é super tranquila", explica Maria Cândido. "É muito tranquila e vêm para aqui muitas pessoas idosas, por isso esta plataforma é perfeita", acrescenta. A banhista que diz ter "um problema no tendão" e, por isso, também aproveita a estabilidade do tapete: "Sinto mais firmeza, sinto-me mais segura".
Maria Soares, 66 anos, partilha a perspetiva: "Não dificulta tanto a caminhada na areia. Será mais para pessoas em cadeiras de rodas e para crianças, mas eu também utilizo". A praia dispõe ainda de placas informativas em braille. "Toda a gente tem direito [a ter acesso à praia]", reflete Amélia Pinto.
Os Bombeiros de Coimbrões estão a dar apoio durante esta época balnear. Sara Pereira, membro da corporação, explica que quando chega uma pessoa com mobilidade reduzida é levada até à área onde os bombeiros estão, junto da plataforma, e transferida para a cadeira adaptada. Os nadadores salvadores, quando necessário, também ajudam.
Apesar dos elogios, Maria Cândido afirma que ainda podem ser implementadas melhorias, como o prolongamento do tapete até mais perto da água.
Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão, esteve presente na cerimónia do hastear da bandeira. Em declarações ao JN, falou sobre a possibilidade de alargar equipamentos como os que existem em Salgueiros a todas as praias do país. "Desde 2005, quando lançamos este programa, [o objetivo] era, aos poucos, chegar cada vez a mais praias, cada vez a mais sítios; e, numa situação ideal, mas perfeitamente possível, chegar a todas", referiu a governante.
Relativamente a incentivos por parte do Estado, Ana Sofia Antunes destacou que o apoio financeiro a intervenções na via pública também pode estender-se às praias: "Quando falamos em intervenções na via pública isso também pode abranger intervenções nas praias. Há câmaras que acabaram por recorrer a esse financiamento", esclareceu.
Neste ano, as candidaturas às praias acessíveis já chegaram a 253. Mais trinta que no ano anterior.