A Urgência Pediátrica da Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões inicia esta segunda-feira um novo modelo de atendimento "para garantir melhor resposta às crianças com doença aguda", que fica dependente de triagem prévia, pela linha SNS24 ou médico de família.
Corpo do artigo
A Urgência Pediátrica da Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões inicia esta segunda-feira um novo modelo de atendimento "para garantir melhor resposta às crianças com doença aguda" e tentar mitigar os problemas causados pela perda de médicos e com a chegada das férias.
O novo modelo, definido como "Lado a Lado na Pediatria", foi anunciado em comunicado esta segunda-feira. Tem a linha telefónica SNS24 como um pilar, promete mais vagas nos Centros de Saúde e reforça o atendimento fora das horas de expediente. Formas para tentar atenuar as dificuldades causadas pela falta de médicos, que levaram a administração da Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões (ULSVDL) a ativar o plano de contingência, a 1 de março, que implicou o encerramento exterior das urgências pediátricas de sexta-feira a domingo no período noturno. Entretanto, a saída de dois clínicos e a chegada das férias agravaram a situação, culminando no encerramento, a parti de 1 de junho, das urgências de pediatria todas as noites da semana, entre as 20 e as 8 horas.
Hoje, começa um novo modelo. "O acesso aos Cuidados Hospitalares fica dependente de triagem pré-hospitalar, através da linha telefónica SNS 24 ou de observação, em primeira linha, pelos Médicos de Família", lê-se no comunicado da administração da ULSVDL. "Os utentes com sintomas de doença aguda não emergentes", como tosse, febre, náuseas, vómitos, entre outros, "devem ligar para o SNS 24 (808 24 24 24)". Havendo necessidade de observação clínica, serão encaminhados no próprio dia para a Urgência Pediátrica ou para a consulta nos Cuidados de Saúde Primários.
A ULSVDL garante que "vai haver um reforço de atendimento na Consulta de Atendimento Complementar Infantil dos Cuidados de Saúde Primários, no Centro de Saúde de Viseu 3, em Jugueiros", das 20 às 23 horas e aos fins de semana. "A resposta dos Cuidados de Saúde Primários é alargada com mais vagas diárias nas equipas de família das várias unidades funcionais dos Centros de Saúde, dentro do seu horário de funcionamento", informa ainda o comunicado.
Com o objetivo de "reforçar a capacidade de resposta em rede", envolvendo os Cuidados de Saúde Primários (entre as 8 e as 23 horas) e os Serviços de Urgência Básica (entre as 23 e as 8 horas), "garantindo que, no período noturno, a Urgência Pediátrica de Viseu possa dar resposta aos casos emergentes", mantendo "o apoio fundamental" às crianças internadas e ao Bloco de Partos.
Segundo a administração, mantém-se assegurada "a resposta da Urgência Pediátrica da ULSVDL aos doentes emergentes referenciados pelo INEM, durante as 24 horas" e continua a "resposta em rede com o apoio dos outros Serviços de Urgência regionais (Coimbra, Aveiro e Guarda) durante o período noturno, para situações urgentes que necessitem da intervenção de Pediatria."
A ULSVDL considera que "o compromisso do cidadão com o auto-cuidado e com o cumprimento das orientações da linha telefónica SNS 24" e "apela à colaboração da população para respeitar as regras de acesso no âmbito do projeto" que agora começa.