Um acidente com pólvora seca num evento de reconstituição das Invasões Francesas em Boticas, no distrito de Vila Real, causou hoje dois feridos graves, cujas queimaduras estão a ser avaliadas, disse à Lusa fonte dos bombeiros.
Corpo do artigo
De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Boticas, Carlos Gomes, há dois feridos "queimados, graves", num evento de reconstituição das Invasões Francesas, no Jardim do Toural, que envolve "atividades com pólvora seca".
"Neste momento estão a ser avaliados pela equipa do helicóptero [do INEM] de Macedo de Cavaleiros [distrito de Bragança] e duas equipas minhas dos bombeiros de Boticas", precisou Carlos Gomes.
De acordo com o site da Proteção Civil, o alerta para a ocorrência foi dado às 17.38, e no local estão 16 operacionais, cinco meios terrestres e um aéreo.
Feridos são recriadores históricos
Os dois feridos são recriadores históricos e o acidente aconteceu nos bastidores do evento de reconstituição das Invasões Francesas, informou a organização.
Num comunicado conjunto, o município de Boticas, a Associação Napoleónica Portuguesa e a WilCôa, Lda., esclareceram que, durante o evento cultural e recreativo associado às Invasões Napoleónicas, “lamentavelmente teve lugar um acidente com a deflagração de pólvora negra que, infelizmente, provocou ferimentos em dois recriadores”.
Segundo foi referido, os meios de socorro foram imediatamente acionados e os feridos foram encaminhados para o hospital.
“É de salientar que em nenhum momento o público se encontrou em situação de risco, visto que o acidente ocorreu nos bastidores do evento onde apenas se encontravam os recriadores históricos”, lê-se ainda no comunicado.
O município de Boticas e toda a organização do evento lamentaram o sucedido e desejaram uma rápida recuperação aos envolvidos.