A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, os Bombeiros Voluntários (BVPL) e o destacamento local da GNR, fizeram, este domingo, na EN103, um simulacro de acidente, envolvendo dois veículos ligeiros, transportando crianças.
Corpo do artigo
O exercício realista provocou comoção em muitas das pessoas que iam passando pelo local. O objetivo foi sensibilizar os automobilistas para a importância do uso correto dos sistemas de retenção, numa altura em que as contraordenações pela falta de uso destes dispositivos tem aumentado.
A GNR cortou a EN103, no troço que liga a Póvoa de Lanhoso a Braga, a partir das 15 horas, numa zona de grandes retas, conhecida como “ponto negro”, pelos acidentes frequentes. A Câmara Municipal montou o cenário, com duas viaturas que pareciam ter colidido frontalmente - um cenário que já aconteceu neste local - e os bombeiros fizeram a operação de socorro. Nada indicava aos automobilistas que se aproximavam que não se tratava de um cenário real. Uma placa, colocada uns quilómetros antes dizia: “Acidente”.