Uma comitiva de quase meia centena de açorianos, residentes nas Lajes, Ilha Terceira, está desde quinta-feira em Beja, onde acompanham a equipa da Juventude Desportiva Lajense, que participa no torneio de futebol Beja Cup, mas já exerceram o dever cívico de votar nas Europeias.
Corpo do artigo
Instalados numa unidade hoteleira da cidade alentejana, esse fator não os impediu de votar em mobilidade. A competição teve inicio às 9.30 horas, mas as urnas abriram às 8 horas, altura durante a qual Ana Cota e Lúcia Oliveira se dirigiram ao edifício da Câmara Municipal de Beja para cumprir o seu dever cívico.
Já em pleno Complexo Desportivo de Beja, para assistirem a um dos jogos dos filhos, confidenciaram ao JN a primeira experiência de voto em mobilidade.
"É um dever que todos devemos exercer e o facto de estarmos longe de casa não nos deve levar à abstenção. Este é um processo mais eficaz e mobilizador", realçou Ana Cota.
"Sempre votei e aqui aproveitei para o poder fazer em mobilidade. Foi um processo fácil e rápido. Concordo 100% com esta modalidade de votação", nota também Lúcia Oliveira.
A competição vai decorrer ao longo de todo o dia e, ao que o JN apurou, haverá mais membros da comitiva lajense a exercer o seu direito de voto este domingo.