
Cláudia Marinho foi eleita presidente
Foto: Andre Kosters / Lusa
A Aliança Democrática (AD), coligação PSD/CDS, anunciou, esta quinta-feira, ter entrado em acordo com a CDU, força que venceu as eleições autárquicas na União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela), quanto à formação do novo executivo da junta.
Corpo do artigo
Fica assim, à partida, resolvido o impasse que se gerou após o ato eleitoral, por falta de entendimento entre os partidos mais votados na negociação dos lugares. A composição deverá ser conhecida, no sábado, altura em que a proposta será votada em assembleia de freguesia. De fora fica o PS que expressou desde início intenção de não integrar o executivo.
"A AD e a CDU chegaram a um entendimento legítimo e democrático, sempre a pensar nas pessoas e a construir soluções para os vianenses", declarou esta quinta-feira, em conferência de imprensa, o cabeça de lista da AD, Victor Fernandes.
A CDU venceu as eleições com 27,36 % (3595 votos) e elegeu 6 membros para a assembleia de freguesia. Cláudia Marinho foi eleita presidente.
O Partido Socialista foi a segunda força mais votada com 26,32 % (3459 votos) e eleição de 6, a AD PSD-CDS a terceira com 24,02 %, (3157 votos) e 5 eleitos, seguida do Chega com 11,40 % (1498 votos) com 2 eleitos.

