<p>A protecção civil de Peniche adiou hoje, terça-feira, a operação de remoção de uma baleia de 17 metros que está em decomposição, depois de ter dado à costa na praia dos Pedrogãos, concelho de Peniche, disse o comandante municipal. </p>
Corpo do artigo
José António Rodrigues afirmou à agência Lusa que a operação que estava prevista para hoje foi cancelada devido às condições climatéricas.
A maré cheia, prevista para hoje à tarde também impede os trabalhos, tendo ficado por definir nova data.
A operação, que vai ser acompanhada pela autoridade marítima e pela delegação de saúde, vai consistir na queima da carcaça do mamífero no local e posterior remoção, a solução considerada mais viável pelas várias entidades envolvidas, tendo em conta que não existem acessos à praia.
A baleia, de 17 metros de comprimento, deu à costa já morta em Pedrogãos, praia junto a São Bernardino cujo único acesso é através das arribas.
O difícil acesso levou as autoridades a adiar a operação de retirada do mamífero, mas o cheio provocado pelo estado de decomposição do animal gerou o descontentamento de populares, que denunciaram a situação.