A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira a construção de um novo centro de saúde em Alvarães. Em reunião do executivo, deliberou por unanimidade a adjudicação da obra (à empresa Predilethes) por cerca de 2,6 milhões de euros.
Corpo do artigo
O concurso público internacional para a empreitada tinha sido lançado por mais de 2,9 milhões de euros.
A construção tem um prazo de execução de cerca de um ano e meio e ocupará um terreno cedido pela Câmara, junto ao cemitério da freguesia.
O autarca de Viana do Castelo, Luís Nobre, adiantou ao executivo que, no âmbito de infraestruturas vocacionadas para cuidados de saúde naquele concelho, estão previstas intervenções de melhoria em instalações de Lanheses, Darque, Barroselas, Viana do Castelo e Chafé.
Recorde-se que no Plano de Atividades e Orçamento para 2024 daquela autarquia, a rubrica de Saúde contemplou "um aumento superior a 118 mil euros relativamente ao ano passado, representando 2,4 milhões de euros (2,6%) nas grandes opções do plano".
Um dos objetivos passa por "aumentar a capacidade de resposta na prestação de cuidados de saúde de proximidade com a construção de três novas Unidades de Saúde (Unidade de Saúde da Meadela – agora concluída -, Alvarães e Litoral Norte – Afife, Carreço e Areosa)".