ADN prioriza na habitação social portugueses residentes há cinco anos no Porto
O candidato do ADN à Câmara do Porto, Frederico Duarte Carvalho, propõe um sistema de pontuação para a habitação social que favoreça as famílias portuguesas residentes no Porto há pelo menos cinco anos, com ênfase nos jovens casais, bem como "o fim de privilégios a estrangeiros". Na segurança, promete fiscalização dos atestados de residência, reforço policial, videovigilância e formação em autodefesa.
Corpo do artigo
"Portugal parece ser o único país onde é estranho priorizar os portugueses", lamentou Frederico Duarte Carvalho ao JN, quando questionado sobre as propostas para a área da Habitação.
Para além do sistema de pontuação na habitação social, o ADN propõe criar uma comissão municipal para avaliar candidaturas com critérios transparentes, como a situação económica e o número de filhos. Para o fim dos "privilégios a estrangeiros", promete "auditorias trimestrais às atribuições de habitação social para garantir que nacionais não sejam preteridos, com sanções administrativas e reversão de atribuições em caso de irregularidades".