O Centro de Recolha Oficial Animal (CROA) do Marco de Canaveses conseguiu que fossem adotados 583 cães em dois anos e meio.
Corpo do artigo
"Apesar do número de adoções elevado, continuam a ser mais os animais recolhidos e a aguardar a recolha, do que os animais a sair das instalações”, admite a autarquia local.
Os dados foram revelados no âmbito da campanha "Adota", lançada em agosto de 2021. Só em 2023, o CROA recolheu 315 canídeos, tendo ainda realizado a esterilização de 298 animais (201 cães e 97 gatos que foram posteriormente devolvidos às colónias).
No domínio das adoções em 2023, foram adotados 359 animais no Centro (CRO e Animarco), dos quais 276 são canídeos, número que representa um aumento em comparação com as 228 adoções do ano de 2022. Em 2023 foram ainda entregues para adoção 83 gatos, com a autarquia a suportar a respetiva esterilização, vacinação e identificação eletrónica.
As instalações do CRO do Município e da Animarco, localizadas em Vila Boa do Bispo, continuam no limite da sua capacidade. “Se mais não recolhemos é porque a capacidade é limitada e, por isso, apelo à compreensão e sentido cívico da população, se tiverem condições, adotem um animal, não comprem”, refere o vereador Nuno Pinto, responsável pelo pelouro da Saúde Pública Veterinária.
Para além da Campanha "Adota", o Município do Marco de Canaveses apoia também a esterilização de animais de famílias de comprovada carência económica. “Quem pretender esterilizar o seu cão ou gato e não o faz por não ter condições económicas, pode fazê-lo gratuitamente procurando a ajuda da Câmara Municipal, diretamente nos serviços municipais ou através da sua Junta de Freguesia que ajudará a efetuar esse pedido junto da Câmara”, explica Nuno Pinto.
Em todas estas medidas de apoio, despesas de funcionamento e melhoramentos das condições das instalações, só no último ano, a Câmara Municipal investiu 213 mil euros no bem-estar animal. “Desde 2018, são mais de 840 mil euros investidos com o objetivo de melhorar o funcionamento e as condições do Centro de Recolha Oficial, assim como para reforçar a parceria estabelecida com a Animarco, mantendo a aposta na promoção da adoção responsável e no apoio à esterilização”, concluiu o vereador.