O Penafiel Racing Fest, o maior festival de desporto motorizado de Portugal, que reúne mais de 500 atletas, arranca esta sexta-feira e prolonga-se até domingo. O piloto João Barros, de Lousada, quer ser pentacampeão na Tala Joaquim Santos.
Corpo do artigo
João Barros quer conquistar o título de pentacampeão da Taça Joaquim Santos, no Penafiel Racing Fest, o maior festival de desporto motorizado de Portugal, que começa hoje e se prolonga até domingo, com mais de 500 atletas em competição.
O festival acontece numa zona de campeões, ou não fosse a terra natal de Joaquim Santos, pentacampeão nacional de Rally, que dá o nome à prova rainha do evento – e é único no calendário desportivo nacional e internacional.
Entre os mais de 500 atletas que vão marcar presença num fim de semana de muita adrenalina e competição, João Barros, ao volante do seu Volkswagen Polo GTI R5, promete dar espetáculo e, se possível, levar novamente o título de campeão para casa
Público faz "toda a diferença"
“Já sei que a concorrência está muito forte, mas assim é que é bonito e vamos tentar dar o máximo de espetáculo às milhares de pessoas que vão assistir às provas”, garantiu ao JN.
Foi a paixão pelo Rally, assim como as particularidades do festival, que levaram João Barros a participar na primeira edição do evento e a repetir a presença em mais quatro. “Somos muito bem acolhidos, pela organização, pelos pilotos, numa terra que tem muito carinho por nós”, frisou, destacando também o público, que faz “toda a diferença”.
“São milhares de pessoas que nos vêm ver ao parque de assistências e nas ruas enquanto estamos a correr. Este festival tem mais gente que o campeonato nacional, o que é fantástico e um fenómeno”, referiu.
Bomba de adrenalina
Durante os três dias, as milhares de pessoas esperadas no evento vão poder assistir às provas de seis modalidades: Super Enduro, a contar para o Campeonato Nacional, Trial Urbano 4×4, Drag Racing, Motos 50cc, Rally de Clássicos e Rally Taça Joaquim Santos, também está a contar para o campeonato nacional, com seis países representados.
Este ano, Penafiel acolhe pela primeira vez o Campeonato Nortex4 Ultra4 Europa Sul, uma prova que pontua para a 1.ª Liga Europeia da modalidade, promete transformar a cidade no epicentro europeu do off-road extremo.
“Este festival tem a particularidade de ser o único evento em Portugal do género que reúne cerca de 500 atletas que disputam várias modalidades, num só concelho e no mesmo fim de semana. É uma bomba de adrenalina”, concluiu o piloto de Paredes.