Uma aeronave que caiu, esta sexta-feira, junto ao campo escutista de Cernache tinha levantado do aeródromo de Coimbra instantes antes da queda. O avião "colidiu com árvores". Os dois ocupantes, instrutor e formando, sofreram ferimentos leves.
Corpo do artigo
O alerta foi dado às 11.16 horas para a queda de uma aeronave, na zona de Cernache, em perímetro florestal. "Ao chegarmos ao local, deparamo-nos com dois feridos leves", afirma Paulo Palrilha, comandante dos Bombeiros Sapadores de Coimbra.
Os dois feridos, instrutor e formando, de 41 e 24 anos, foram encaminhadas para o Centro Hospital e Universitário de Coimbra. Segundo Paulo Palrilha, a aeronave "colidiu com árvores" e acabou por cair "junto ao caminho de terra batida". O aparelho apresenta "alguns danos, principalmente nas asas laterais".
Ao JN, o diretor do Aeródromo Municipal Bissaya Barreto, em Cernache, António Ferreira indicou que a queda aconteceu pouco depois de aeronave ter levantado voo. "Era uma aeronave num voo de instrução, com piloto e aluno, que tinha saído no nosso aeródromo segundo o plano de voo que nos submeteram", afirmou.
As causas do acidente são, ainda, desconhecidas. Segundo António Ferreira, aguarda-se pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Ferroviários e Aéreos para "fazer a investigação da aeronave e ao local".
Para o local, foram mobilizados meios dos Bombeiros Sapadores de Coimbra e dos bombeiros voluntários de Coimbra e de Condeixa, bem como o INEM e a GNR, num total de oito viaturas e 23 operacionais.