
O Aeroporto Internacional do Funchal está encerrado ao tráfego aéreo desde as 10.30 horas desta segunda-feira, devido ao forte vento que se faz sentir na região, informaram as autoridades aeroportuárias.
Seis aviões charters de companhias estrangeiras com destino ao aeroporto da Madeira divergiram para Porto Santo (cinco) e Tenerife Norte (um), no arquipélago das Canárias.
No aeroporto há centenas de passageiros, na sua maioria turistas, a aguardar a reabertura da pista, constatou a agência Lusa no local.
O primeiro voo a ser adiado foi o das 10:55 horas, que faria a ligação Funchal-Manchester.
"O aeroporto começou a ficar condicionado a partir das 13:30 horas mas até agora não afectou nenhuma ligação entre a Madeira e o continente, apenas atingiu voos de companhias charters estrangeiras que aguardam melhores condições atmosféricas para aterrarem no Funchal", disse à Lusa uma fonte aeroportuária.
Estas condições atmosféricas estão a incidir apenas na zona do aeroporto dado que em toda a costa litoral do Funchal até ao Caniço está um dia de sol.
Segundo uma fonte do centro de meteorologia do Aeroporto Internacional da Madeira, a rajada mais forte registada no local foi de 61 quilómetros horários do quadrante norte.
"A previsão aponta para a continuação, nesta zona da ilha, de vento com alguma intensidade até ao amanhecer de terça-feira", acrescentou.
