Se na madrugada desta quinta-feira ouvir muitas sirenes de bombeiros, de ambulâncias e aperceber-se de um forte aparato de meios de socorro a correr para o aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, não há motivos para ficar assustado. Trata-se de um simulacro em grande escala, para testar a segurança do aeroporto.
Corpo do artigo
A ANA, entidade gestora dos aeroportos nacionais, chama-lhe um "exercício de emergência à escala total", especificando que começa à meia-noite e deve prolongar-se até às três da manhã.
"Pretende-se com este exercício cumprir com o recomendado pela ICAO (International Civil Aviation Organization), no que respeita à realização de exercícios de emergência, avaliar o tempo, coordenação, execução da evacuação e salvamento, efetuado não só pelos meios internos, mas também pelas entidades externas ao aeroporto", explica a empresa, em comunicado.
"Serão acionados todos os meios de socorro envolvidos no Plano de Emergência do Aeroporto do Porto, pelo que se assistirá a um movimento de viaturas de socorro e emergência que circularão com os respetivos sinais sonoros e visuais de urgência. Alerta-se, assim, a população junto do aeroporto para que não fique alarmada com a circulação dos meios envolvidos nesta operação de simulacro", acrescenta a ANA.