A maioria dos voos, com partidas do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, sofreram atrasos e muitos foram cancelados, na manhã desta sexta-feira. A situação, que ocorre pela segunda vez esta semana, deveu-se ao nevoeiro mas, ao final da manhã, a situação já estava a ficar normalizada.
Corpo do artigo
Já na segunda-feira, o nevoeiro e a inoperacionalidade temporária do sistema de aterragem por instrumentos levaram a que vários voos tivessem na ser desviados para outros destinos. Na altura, a NAV Portugal explicou que "o sistema de aterragem por instrumentos do Aeroporto do Porto se encontra temporariamente fora de serviço de forma programada devido às obras em curso naquela infraestrutura".
As obras no Aeroporto Francisco Sá Carneiro estão previstas terminar em fevereiro de 2026, o que poderá levar a novos constrangimentos, sempre que estiver uma situação meteorológica semelhante. O JN já contactou a ANA - Aeroportos de Portugal mas, até ao momento, não teve resposta.
Segundo a página na Internet da ANA - Aeroportos de Portugal, entre as 6.10 horas e as 12 horas, foram canceladas quase duas dezenas de voos, entre aterragens e descolagens, assim como se registam atrasos em diversos voos. Quatro voos tiveram que divergir para outros aeroportos.
Voos cancelados
Apesar da situação já estar a ficar regularizada ao final de manhã, muitos passageiros viram os seus voos cancelados, perderam dias e, ficaram com as férias "estragadas".
A família de Elsa Ribeiro, residente em Melgaço, ia viajar pela primeira vez. O destino era Paris, mas, cerca de duas horas depois da hora marcada para partirem, continuavam sentados no aeroporto, uma vez que o voo foi cancelado. "Estamos à espera de uma solução. A companhia paga o reembolso do bilhete e a diferença para outro voo, mas não conseguimos arranjar nenhum", explica Elsa Ribeiro, enquanto tenta arranjar forma de concretizar a viagem em família. "Estamos a ponderar tirar um bilhete daqui para a Bélgica e depois da Bélgica para Paris", concluiu.
Tal como esta família, a de Talia Costa também ficou pendurada no aeroporto. Vieram conhecer o Porto e tinham voo marcado para regressar ao Brasil, esta sexta-feira. No entanto, o voo Porto-Lisboa, onde fariam escala para apanhar o avião para o Brasil, foi cancelado. "Estamos aqui quase há uma hora a tentar resolver esta situação. Vamos ver as opções, mas teremos que ficar mais uma noite em Portugal e desembolsar mais dinheiro", conta. Apesar de garantirem ter "adorado" Portugal, o final das férias ficou "estragado".

