Renato Pita, de Viana do Castelo, tem projeto próprio de sensibilização de crianças para as regras de trânsito e conduta ao volante. "Etapa Segura" foi criado em 2012 e já chegou a 30 mil futuros condutores.
Corpo do artigo
Afonso Araújo, de sete anos, levanta o dedo e exclama: "Segurança em primeiro lugar!". As palavras saem-lhe com convicção quando o piloto de ralis, Renato Pita, pergunta a um grupo de 30 crianças com quem passou algumas horas no kartódromo de Viana do Castelo, o que apreenderam com ele. Foi mais uma de muitas ações que Renato, tem desenvolvido com o seu projeto "Etapa Segura", em escolas de norte a sul do país, desde 2012. O objetivo é transmitir noções de segurança rodoviária aos alunos, futuros condutores ou quem sabe até pilotos. Até hoje, afirma, já fez chegar os seus ensinamentos a cerca de "30 mil crianças". E a julgar pela experiência em Viana do Castelo, com crianças dos seis aos 14 anos, de um campo de férias que decorria em Santa Marta de Portuzelo, a sua missão tem, por vezes, efeitos imediatos.
"Já queria ser piloto, mas agora quero mesmo. O meu tio já é piloto de rali", afirmou Afonso Araújo, um dos mais ativos do grupo de "alunos" de Renato Pita, juntamente com Santiago Martins de 6 anos, que disse: "Antes queria trabalhar numa quinta com animais, só que agora mudei de ideias. Vou ser piloto, e também vou para a quinta. Vou correr aos sábados".