Festival dos guarda-chuvas coloridos tem cada vez mais oferta para atrair milhares de turistas de vários países.
Corpo do artigo
O AgitÁgueda - Art Festival volta a encher as ruas de Águeda de guarda-chuvas coloridos, música e muitas atividades culturais entre 6 e 28 de julho, projetando o município além-fronteira. Este ano até o Benfica se quis juntar à festa, que atrai visitantes de vários países e tem entrada gratuita.
Nininho Vaz Maia (sábado, dia 6), Manu Chao (16), Táxi (18), Lon3r Johny e Plutónio (19), David Fonseca (20), Ivandro (27) e Miguel Araújo (28) são cabeças de cartaz de um programa musical vasto, que conta com cerca de 50 artistas. João Grande, vocalista dos Táxi, que esta segunda-feira marcou presença na apresentação do festival, garante que a atuação do grupo será “inesquecível” e que o cartaz musical é “fantástico”.
Mas há muito mais para aproveitar. Na parte desportiva, destaque para o facto doBenfica ter escolhido Águeda para integrar a sua pré-época. Nos dias 12 e 13 de julho irão disputar dois jogos particulares, contra o Farense e Celta de Vigo, no Estádio Municipal. Também a 85ª Volta a Portugal em bicicleta vai arrancar de Águeda, dia 24.
Um encontro de Estatuas Vivas (dias 6 e 7), Carnaval Fora d’Horas (21), concurso de chapéus (28) e concentração de motos Harley (28) serão outras das atividades marcantes da edição deste ano.
Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda, mostrou-se hoje orgulhoso ao dizer que “a imagem de Águeda corre mundo” devido aos chapéus coloridos e dinamização local conseguida com o evento, atraindo turistas de vários países e aumentando o sentimento de “pertença” da população.
De acordo com o vice-presidente da autarquia, Edson Santos, houve um esforço grande para manter o orçamento nos valores do ano passado, apesar do aumento de preços de bandas e logística, pelo que o evento deverá custar cerca de 1,1 milhões de euros. O “retorno” para Águeda, no entanto, é muito maior, garantiu, adiantando que está a ser preparado um estudo sobre o impacto económico e diversidade de público.