O salão nobre da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso encheu-se com mais de 80 agricultores do concelho para uma ação de sensibilização e prevenção de acidentes com tratores. A partir de agosto, quem não tiver curso que ensina a operar com as máquinas em segurança vai ser multado, mas muitos presentes torcem o nariz.
Corpo do artigo
Na ordem do dia estava a formação COTS (Conduzir e Operar com Trator em Segurança), obrigatória a partir de 1 de agosto. Algumas cabeças grisalhas acenaram afirmativamente às medidas de segurança enunciadas por responsáveis da GNR, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte (CCDR-N) e Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), mas outros queixaram-se de que já não têm idade “para ir à escola”.
O sargento ajudante António Silva, responsável pelo destacamento da Póvoa de Lanhoso, foi claro na explicação: “A partir do dia 1 de agosto, independentemente de terem a carta de condução, terão que fazer prova de possuir a formação COTS”.
Se alguns concordaram com a necessidade de fazer esta formação, outros nem por isso. “Conduzo trator há mais de 30 anos e nunca me aconteceu nada”, arriscou um dos tratoristas, no período de perguntas e respostas da comunicação do sargento da GNR. “A estatística, porém, diz-nos que é nas faixas etárias mais elevadas, como a sua, que está o risco”, explicou António Silva.