Águas da Serra diz que resgate da concessão do saneamento em alta da Covilhã é ilegal
A Assembleia Municipal da Covilhã vota esta sexta-feira o resgate da concessão do saneamento em alta à Águas da Serra (AdS), pagando cerca de 5,8 milhões de euros, medida que deve ser aprovada dado que o PS tem maioria no órgão. A empresa considera-a "ilegal" por não respeitar o contrato de concessão.
Corpo do artigo
A proposta foi aprovada pelo executivo em outubro, com o voto contra dos independentes “Juntos Fazemos Melhor”. A decisão teve parecer negativo da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e a AdS considera-a ilegal por não respeitar o contrato de concessão, afirmando que esta quebra tem um valor de 18 milhões, pelo que “vai responsabilizar civilmente os órgãos autárquicos que a aprovarem”.
O presidente da Câmara, Vítor Pereira, não quis falar antes da assembleia, “para não condicionar a votação dos eleitos do órgão”. Mas no Boletim Municipal de dezembro avançou que a medida permite “reduzir em mais de 50% a tarifa atual, passando de 1,36 para 0,65 euros”.