Estão a chegar os dias em que Águeda se transforma numa das cidades mais coloridas do país. O Agitágueda arranca a 5 de jullho, dura 23 dias, sempre com entrada gratuita.
Corpo do artigo
Mas se os chapéus de chuva que enchem o céu de cor se tornaram na marca do evento – que, no ano passado, recebeu cerca de 940 mil visitantes –, a arte urbana, nas suas várias vertentes, continua a dar vida ao festival. E a música mantém também um papel central. Daniela Mercury (dia 5), Fernando Daniel (11), Profjam (18), Diogo Piçarra (19), Quinta do Bill (20) e MC Pedrinho (24) são alguns dos nomes mais sonantes do cartaz, ontem apresentado.
O primeiro fim de semana de Agitágueda, nos dias 5 e 6, arranca logo com um dos momentos diurnos que mais gente costuma levar à cidade: o IX Encontro de Estátuas Vivas. “Este ano, vamos incluir novamente ‘bodypaiting’, com artistas internacionais, muitos deles premiados, que se vêm juntas aos homens-estátua. Os corpos serão pintados ao vivo e, depois, será criada uma performance única”, revelou ontem ao JN Edson Santos, vice-presidente da Câmara.
O orçamento do evento, este ano, assemelha-se ao de 2024 e ronda os 1,1 milhões de euros. “Segundo um estudo que fizemos no ano passado, cada euro gasto tem um retorno de 6,5 %. Ou seja, o investimento de 1,1 milhões teve um impacto de oito milhões de euros na economia local”, sublinhou o autarca.
Hotelaria esgotada
Não é de estranhar, por isso, que, segundo Edson Santos, toda a hotelaria local já esteja esgotada. “E vamos ter também um grande impacto em termos do distrito, em concelhos como Aveiro, Mealhada, Anadia ou Oliveira do Bairro. Por um lado, para acomodar os artistas que contratualizamos. Por outro, pelas pessoas que nos visitam. Pretendemos, cada vez mais, que as pessoas fiquem em Águeda mais do que um dia”, adiantou. “Sentimos a cidade toda a preparar-se para receber aqueles que nos virão receber”.
Da programação consta a já a tradicional Silent Party (dia 4), um concurso de chapéus (13), um encontro de folclore (19) e o habitual Carnaval Fora de Horas (a 20), entre oficinas, workshops, instalações artísticas variadas e outras iniciativas.