Três funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Bragança infetados com covid-19 "já recuperaram", adiantou, esta quarta-feira, José Fernandes, da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia, que regista 23 novos casos positivos entre os utentes.
Corpo do artigo
Estes resultados foram conhecidos após a realização de uma segunda vaga de testes.
Ainda segundo José Fernandes, a IPSS tem atualmente um total de 175 pessoas infetadas, nomeadamente 132 utentes e 43 trabalhadores. A maioria dos idosos infetados mantém-se na instituição e apresenta-se assintomática ou com sintomas ligeiros. Há sete utentes das estruturas residenciais que estão a receber cuidados hospitalares (cinco homens e duas mulheres), com uma média de idade de 90 anos.
Na semana passada, morreram na Misericórdia 10 utentes, entre os 78 e os 95 anos, todos idosos que ali estavam institucionalizados.
O primeiro caso positivo ao novo coronavírus na instituição foi conhecido a 23 de setembro. Todo o universo da IPSS já foi testado e foram realizados cerca de 700 testes, tendo nos últimos dias sido repetida a testagem a utentes e funcionários que fizeram a primeira entre 29 de setembro e 2 de outubro.
O distrito de Bragança ultrapassou, nos últimos dias, os mil casos ativos e há mais de seis centenas de pessoas em isolamento profilático, nomeadamente o presidente da câmara de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares, que decidiu voluntariamente ficar em confinamento, em sequência de um caso positivo na turma do filho. No distrito, já morreram 42 pessoas depois de terem testado positivo a covid-19.