Secundária inaugurou Centro Tecnológico Especializado – Industrial e o presidente da Câmara aproveitou a presença do ministro da Educação para pedir apoio para um novo Jardim de Infância em Albergaria e a colaboração para desbloquear as candidaturas de requalificação da Escola Secundária e da Básica da Branca.
Corpo do artigo
A Escola Secundária de Albergaria-a-Velha tem um novo Centro Tecnológico Especializado - Industrial, que vai responder às necessidades das empresas. Na segunda-feira, na inauguração, que contou com o ministro da Educação, o presidente da Câmara, António Loureiro, referiu que o centro tecnológico “desempenhará um papel crucial no desenvolvimento e inovação de diversos setores”, destacando como fatores distintivos do projeto a “inovação e pesquisa aplicada”, a “transferência de conhecimento” e o “apoio à competitividade empresarial, pela qualificação de ativos para a empregabilidade”.
Albergaria-a-Velha tem três Centros Tecnológicos Especializados nas áreas da Indústria, Informática e Digital, “refletindo a proatividade das Direções das escolas e a visão e a colaboração do Município, no sentido de oferecer um ensino profissional com foco na competência e na resposta à sociedade”, referiu o edil.
“No nosso Município, ambicionamos que as escolas não tenham muros e estejam abertas às empresas e aos encarregados de educação, pois é no diálogo que evoluímos, e a educação tem de ir ao encontro das necessidades e exigências da sociedade e do mercado de trabalho”, disse António Loureiro.
O autarca enquadrou o novo investimento na “requalificação dos espaços educativos, numa perspetiva de modernização e apetrechamento tecnológico”, exemplificando com os concursos, em curso e futuros, para a requalificação do Jardim de Infância de Albergaria-a-Velha, do Centro Escolar de Laginhas e dos centros escolares de Angeja e de Alquerubim.
Aproveitando a presença do ministro Fernando Alexandre, António pediu “um compromisso do governo para iniciar a construção de mais um Jardim de Infância em Albergaria-a-Velha e a colaboração para desbloquear as candidaturas de requalificação da Escola Secundária e da Escola Básica da Branca”.
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação declarou que, até ao final de 2025, o governo espera concluir os Centros Tecnológicos Especializados que permitirão reequipar 365 escolas profissionais no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento de 480 milhões de euros.
Para o governante, “as escolas devem aproveitar esta oportunidade única de ter um ensino com acesso às tecnologias mais recentes, respondendo às necessidades das empresas, tornando o ensino profissional mais atrativo, e contribuindo para a criação de empregos com maior qualidade e melhores salários”.