A Câmara de Albergaria-a-Velha quer criar um centro pedagógico orientado para a Arqueologia e o Ambiente no Monte de São Julião, na freguesia da Branca. O objetivo é permitir que os importantes vestígios ali encontrados sejam preservados e divulgados. E, em paralelo, regenerar a paisagem .
Corpo do artigo
O projeto, que envolve também o Centro de Arqueologia de Arouca, a Associação BioLiving e a Loci Studio, incluirá a musealização do espaço arqueológica e uma rede de percursos com sinalética a explicar os valores do sítio, um miradouro, um espaço de clareira para recreio e lazer, uma zona de receção, sanitários e estacionamento.
Desta forma será mais fácil conhecer os vestígios arqueológicos encontrados na zona durante escavações anteriores. São diversos e vão desde a ocupação pré-histórica (mamoa), passando por um povoado dos finais da Idade do Bronze (muralha ou estrutura de delimitação e utensílios de uso doméstico), até ao século XIX, com a identificação de um posto de telegrafia ótico (telégrafo militar).