A aldeia piscatória de Castelo de Neiva, em Viana do Castelo, vai este fim-de-semana celebrar, pela primeira vez, com uma mostra gastronómica, um dos seus maiores ícones: o polvo.
Corpo do artigo
Com longa tradição da pesca e apanha de sargaço, aquela localidade é reconhecida como sendo de paragem "obrigatória" para degustar, nos restaurantes, aquele produto do mar confecionado das mais variadas formas: à lagareiro, assado no forno, de arroz ou panado. Ali, praticamente todas as embarcações o capturam e a cada dia saem do mar algumas centenas de quilos de polvo.
De acordo com um comunicado divulgado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, que organiza a iniciativa, em parceria com a junta de freguesia local, o novo evento "pretende promover e homenagear um dos ícones gastronómicos da freguesia, contribuindo para a dinamização cultural e turística do concelho".
A iniciativa vai decorrer no largo junto à Rua dos Pescadores, no sábado entre as 11 horas e as 22 horas e no domingo das 11 horas às 20 horas. Vai incluir uma mostra gastronómica de polvo, com a presença de restaurantes locais e animação musical.
"A freguesia de Castelo do Neiva é terra de rio e de mar e conta com uma forte comunidade piscatória. O trabalho das gentes do mar é, ainda hoje, muito relevante para a economia local e para a divulgação da sua gastronomia muito ligada aos produtos endógenos", descreve a câmara de Viana, adiantando que aquela comunidade piscatória é "expressiva e contribui de forma decisiva para a gastronomia local, tendo por base os peixes frescos, o marisco, o polvo e os ouriços do mar".
Banhada pelo rio Neiva a sul e pelo Oceano Atlântico a poente, vizinha das freguesias de Chafé a norte e de São Romão de Neiva a nascente, Castelo de Neiva tem cerca de três mil habitantes.