Sob o lema “Las palabras que mos úrden ls suonhos (Bozes de la scrita i de ls scritores)” (As palavras que nos alimentam os sonhos (vozes da escrita e dos escritores) a freguesia de Picote, no concelho de Miranda do Douro recebe entre esta sexta-feira e domingo a segunda Fiesta de las Lhénguas (Festa das Línguas).
Corpo do artigo
Trata-se de uma iniciativa organizada pela Associação FRAUGA, em colaboração com a Junta de Freguesia de Picote, que pretende celebrar a diversidade cultural e linguística que, dando especial destaque ao antigo espaço asturo-leonês onde se inclui, o mirandês, a língua da Terra de Miranda, informou a organização.
No entanto, para além, das línguas aí faladas, os visitantes poderão também encontrar documentação sobre o Barranquenho, a dinâmica editorial da Academia de Letras de Trás-os-Montes, entre outras instituições.
Os promotores, numa perspetiva colaborativa e de trabalho em rede, contam com o apoio do Município de Miranda do Douro, da CCDRN e da ProZinco, com a participação de diferentes instituições e associações, quer da Terra de Miranda quer da vizinha Espanha, que se têm dedicado à divulgação e à preservação dos seus falares, variantes ou línguas: a Academia da Llingua Asturiana, o Governo das Astúrias, através da Dirección Xeneral Acción Cultural y Normalización Llingüística, a Associação Faceira (de Leão), a Associação Furmientu (de Zamora), El Teixu (Leão), a Association pour la Défense des Langues et Cultures Menacées, a Associação da Língua e Cultura Mirandesa, entre outras.
Para além dos diferentes espaços, da responsabilidade de cada instituição, o Programa prevê também espetáculos musicais, debates e outras manifestações de carácter cultural e linguístico.
Esta tarde, o evento receberá a visita dos alunos das escolas da nossa região, sendo recebidos pelas diferentes associações e instituições. À noite está previsto a atuação dos Pauliterios de Miranda / Beiladores de Picuote e concerto de música do grupo “Buxane“, com interpretação de músicas na variante leonesa.
No sábado para além dos stands da responsabilidade de cada instituição, haverá jogos tradicionais - dos dois lados da raia - palestras e debates, em que ouviremos e falaremos dos nossos escritores, e que terão lugar no anfiteatro do Ecomuseu Terra Mater. A noite é animada com dois concertos, de Éfren Lópes; KellY Thoma, acompanhada de oficina de criação musical e o grupo Galandum Galundaina, que canta quase exclusivamente músicas originais em mirandês.
No domingo realiza-se uma visita ao Roteiro de Arte Contemporânea da Freguesia de Picote e podemos assistir à Eucaristia Dominical, com as leituras em Língua Mirandesa e Asturiana.