A partir deste sábado e até 1 de janeiro de 2025, a aldeia de Cabeça, no concelho de Seia, realiza a 12.ª edição de Aldeia de Natal "mais ecológica do país".
Corpo do artigo
Durante as festividades, "toda a decoração da aldeia é feita de recursos e materiais provenientes de desbastes e limpezas florestais", salienta a página de internet desta Aldeia Natal.
"São os habitantes que trabalham para transformar esta aldeia na mais peculiar e sustentável aldeia de Natal". Os "cerca de 170 moradores" da aldeia, "com materiais da natureza que resultam das limpezas cirúrgicas das florestas do Parque Natural da Serra da Estrela e terrenos vizinhos", utilizam "giestas, videiras, pinheiros, folhas, canas de milho, e outros materiais reciclados" como "matéria prima para as decorações de Natal".
Este ano, o município de Seia aposta em animação natalícia vocacionada para dinamizar o comércio local e a economia do concelho. De acordo com uma nota enviada à agência Lusa, a autarquia realça que, durante o mês de dezembro, a cidade se transforma "num autêntico cenário de Natal, onde diversão, tradição e magia se entrelaçam em atividades como a pista de gelo, o carrossel parisiense, o mercado de Natal e a iluminação natalícia".
"Este ambiente festivo é um convite para residentes e visitantes vivenciarem plenamente a época do Natal e um incentivo às compras no comércio tradicional", reforça o município.
Já a Associação Empresarial da Serra da Estrela vai promover um sorteio de Natal, cujo primeiro prémio será patrocinado pela autarquia, que vai instalar a iluminação natalícia nas zonas comerciais e espaços públicos de referência de Seia e São Romão. Vai ser oferecido um bilhete a cada criança e jovem do concelho para usufruir dos equipamentos de diversão.
Segundo a Câmara de Seia, a animação de fim de semana será outro atrativo, sobretudo no mercado municipal, complementada por concertos e espetáculos em várias freguesias do concelho, incluindo animação de rua em Loriga.